E&E 93

Economia e Energia – E&E Nº 93, Outubro a Dezembro de 2016   – Ano XX
ISSN 1518-2932

Palavra do Editor:

Há vinte anos, era lançada na Internet a Revista Economia e Energia – E&E. Ela pretendia contribuir para manter ativa, na área energética, a visão de longo prazo que havia perdido terreno em uma época onde predominava a ilusão de que as forças de mercado podiam suprir o planejamento. Na Internet, recém-inaugurada no Brasil, a Revista deu sequência ao esforço individual do colega Genserico Encarnação que editava, com o mesmo nome, um boletim com objetivos semelhantes.

A área energética continua sendo um refúgio para os que buscam horizontes de tempo mais amplos. A duração dos projetos exige essa visão e quem não planeja o longo prazo está se condenando, ou mais frequentemente seus sucessores, a crises de abastecimento como a ocorrida em 2001 com a eletricidade no País.

Em 17 anos, foram editados 91 exemplares da E&E na Internet sendo que 52 números tiveram também sua versão impressa. Ainda sob a proteção desse “refúgio” a equipe da Revista pôde presenciar o resgate do planejamento de longo prazo no Brasil. Já no âmbito mundial, foi a ameaça do aquecimento global que ampliou os horizontes de análise. Este interesse estimulou a criação da Organização Economia e Energia que, paralelamente aos trabalhos nos temas que lhe deram o nome, desenvolveu estudos relevantes na quantificação das emissões de gases do efeito estufa na área energética, sempre tentando chamar a atenção sobre os custos de mitigação e suas consequências econômicas.

Em 2013, foi lançado o último exemplar do que constituiu a segunda fase da Revista Economia e Energia. Em 2016, as atividades da Organização Economia e Energia foram paralisadas e a edição da Revista foi absorvida pela Empresa ECEN Consultoria.

A época atual parece reproduzir um novo ciclo em que um refúgio para pensar o futuro é necessário. Começa uma nova fase da E&E.

Este número aborda o caráter estratégico da energia nuclear.

Carlos Feu Alvim


Conteúdo:

Palavras do Editor (ler abaixo)

Porque é Necessária uma Política Nuclear

O que é Estratégico na Energia Nuclear

Tango X Samba

Ver ou Baixar E&E 93p


 Exemplares anteriores disponíveis em Economia e Energia
             http://ecen.com ou em
             Números Anteriores


Economia e Energia N° 93
Outubro – Dezembro 2017 – Ano XX

 

Revista E&E 93 em Português

Ver e Baixar E&E 93

Porque é Necessária uma Política Nuclear |
O que é Estratégico na Energia Nuclear | Tango X Samba|

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *